O que é Enólogo, Enófilo e Sommelier?

Enólogo
O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final,(vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas etc...)

Enófilo
Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos
Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.

Sommelier
É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste . O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Fonte: ABS

3 comentários:

  1. Voce daria dica sobre um vinho para servir em uma festa de 70 anos que fosse bom e barato? Sei que normalmente o preço esta aliado a qualidade. Mas, voce tem indicaçao de um que fosse razoavel?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito legal.. algum indica algum material ou curso on line para se conhecer melhor sobre esse universo...

    ResponderExcluir