Terraza D’Isula Sciaccarellu/Cinsault 2008.


A Córsega é uma ilha localizada no mediterrâneo, pertencente à França, porém muito próxima também da Itália, seu clima é parecido ao da região litorânea da Toscana (Livorno). Possui uma cadeia montanhosa cujo pico chega à 2.800 metros de altura e é nas encostas dessas montanhas que são plantadas as uvas que compõem seus principais vinhos.

Entre as principais castas, destacamos a Vermentinu entre as brancas. Já nos tintos, plantados em vinhedos de altura, as principais uvas são a Niellucciu e a  Sciaccarellu. Atualmente na Córsega, existem nove denominações de origem controlada para os vinhos: duas denominações “Cru”, A.O.C. Ajaccio e Patrimônio; cinco denominações do Tipo “Villages”, A.O.C. Vin de Corse, seguidos dos nomes - Calvi, Sartène, Porto Vecchio, Figari e Coteaux du Cap Corse e uma denominação do Tipo “Regional”, A.O.C. Vin de Corse, além de uma denominação para os vinhos doces, A.O.C. Muscat du Cap Corse.

Aqui em São Paulo, o Empório Sorio está instalado em uma simpática loja em Perdizes, dedica-se exclusivamente à importação de vinhos e alimentos da Córsega. O Empório nasceu da paixão de seus fundadores pela Córsega, possui mais de 20 rótulos de importação exclusiva dos maiores e mais renomados produtores da região.

Foi na Sorio que escolhi um rosé que me agradou muito, o Terrazza D’Isula, elaborado com as uvas Sciaccarellu e Cinsault. Vinho de cor salmão brilhante. Possui aroma frutado, principalmente morango e cereja. Mesmo sendo um vinho bem equilibrado, sua acidez é refrescante, corpo leve e com um bom final. Vai muito bem como aperitivo, mas pode ser harmonizado com uma grande gama de prato, desde frutos do mar e peixes até carne branca, saladas e por que não uma pizza a “base” de queijos. Sou fã de vinhos rosés e esse entrou para minha lista de prediletos, seu preço é R$ 49,00, vai para a lista dos bons e baratos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário